quarta-feira, 16 de julho de 2008

Post nº 100! ...Study Case Jp

Caros amigos, é com muito gosto que aqui venho escrever depois de alguns dias mergulhado em Paris. Aproveito para vos dizer que este meu Post será o nº100 dos posts que já elaboramos até hoje... é sempre um número especial.

Em jeito de sala de aula, gostava de dar a minha opinião acerca do post do amigo diogo e do amigo gonçalo, dado que os temas focados são muito interessantes e têm muito para dizer. Vou apenas aproveitar o balanço para falar um pouco da nossa sociedade.


Olhando para a sociedade numa perspectiva geral, considero que a sociedade em que vivemos hoje em Portugal é reflexo da "libertinagem" da revolução de Abril. Todos sabemos que a revolução dos cravos trouxe benefícios como a liberdade de expressão e o fim da censura, e ninguem pode criticar tão positivo facto histórico. No entanto, vejamos o que aconteceu desde então... e questionem-se.

A meu ver, 30 anos depois da revolução, a sociedade e seus participantes continuam mais preocupados com os seus direitos e não com os seus deveres... Vejam bem, acaba a ditadura e as pessoas ganham mais direitos, ganham mais espaço de manobra para tomar decisões, surge FINALMENTE o trabalho justo e bem remunerado, a vida torna-se mais facilitada... Anos mais tarde Portugal entra na comunidade europeia e consegue ajudas comunitárias para melhorar o próprio país, entra mais dinheiro para se desenvolverem áreas como as comunicações, a educação, a saúde ou a justiça...
Mas algo não bate certo... O que aconteceu ao longo destes anos para hoje vermos que nada do que se previa se concretizou? Nem se trata de "previsões", pois o caminho lógico seria esse... Porque é que países como a Grécia nos passam a frente em quase todos os rankings quando nós, nos dias de hoje, podiamos estar ao nível da nossa vizinha Espanha, por exemplo?
A primeira grande questão é simples: Sendo Portugal um país com inúmeras oportunidades e cheio de benéces de todos os lados, porque é que não as aproveitou para se catapultar e criar alguma riqueza benéfica para o mundo? Bem sei que somos um país pequeno, talvez não consigamos ter uma industria avassaladora ou uma Política Agrícola que impulsione a Europa, mas temos outras coisas que muitos países não têm... olhemos por exemplo para a posição estratégica de Portugal no mapa do globo terrestre, vejam como estamos no centro de todos os continentes, um país pequeno é mais fácil de organizar e de gerir e, no nosso caso, pode ser excelente no sector terciário, desenvolvendo inúmeros serviços. Aproximar o continente americano ao europeu devia ser uma função nossa (não digo que seja estritamente nossa, mas nós deviamos ter mais preponderancia nesse sentdio) e não apenas para o tráfico de droga com os países latino-americanos.
O turismo, por exemplo, é uma área que pode ser desenvolvida com sucesso em Portugal. O nosso clima esta cada vez mais próximo do clima tropical brasileiro e isso não só benificia o turismo balnear, como desenvolve tantas outras vertentes turísticas que o turismo tem. Enfim, tantas outras coisas...

Queria aproveitar a elaboração destes factos para vos elucidar acerca do percurso histórico de Portugal no mundo. Como sabem, eu vim de humanidades e admito que não sou muito bom aluno (apesar de acreditar nas minhas qualidades enquanto tal), mas há coisas que eu gostei muito de aprender e penso que a história que se ensina nas escolas está mal contada. Voces vejam bem, Portugal foi talvez o país mais benificiado e ajudado desde a época dos descobrimentos. Desde cedo começámos a ter colónias no continente asiático que nos trouxeram dinheiro, especiarias e outras coisas. Mais tarde essas rotas foram-nos roubadas... Eis então que surge um novo país para roubar: o Brasil. Aqui Portugal trouxe mais dinheiro, ouro, escravos e brincou com a cana de açucar... Mais tarde acabou-se a mama e Portugal ficou a chuchar no dedo... mas a seguir vieram as colónias africanas. E aqui Portugal consegiu roubar imenso(!) Diamantes, Dinheiro e também mais escravos são algumas das grandes "conquistas" de Portugal em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe... mais tarde isso acabou...! A seguir veio a União Europeia, e aqui portugal conseguiu roubar milhoes de euros a todos os estados membros para, supostamente, desenvolver o seus país... o que é que consegiu até hoje?

Ou seja, Portugal anda a roubar o mundo há mais de meio século e nunca consegiu obter um desenvolvimento a qualquer nível que estivesse ao alcance das Grécias e dos Chipres?! Calma... qual é a explicação para isto? Talvez eu saiba (ou não)... O português é um individuo que só trabalha sobre pressão (quando se acaba a mama, por exemplo...) mas na sua génese está um ser humano trabalhador... mas, infelizmente, com mais características latinas (sul) do que arianas (norte)...
Eu acredito que se fossemos todos descendentes dos celtas o país seria muito mais desenvolvido hoje, porém fica só a minha ideia... lol

Voltando um pouco atrás, as pessoas em Portugal só pensam nos seus direitos, esqueceram-se dos deveres. Não acredito em políticas, acredito em coerência e cadências, e isso já ninguém tem, nem as pessoas que se queixam de tudo e mais alguma coisa.
O povo habituou-se a pedir e a exigir, e isso reflecte-se em nós jovens. Nós só sabemos pedir, não sabemos o que é conquistar... e isso faz-nos muita falta para singrar na vida... mais tarde não sabemos como conquistar a nossa própria vida e ficaremos a viver sempre na dependencia de alguem...

A nossa socieade é ímpar no mundo que nos rodeia. Agora em França gostei de ver (do pouco que consegui "pescar") o funcionamento da sociedade nos jovens. Andam todos bem vestidos... nos seus trapos! é isso mesmo, trapos! claro que se vêm gajas boas envergando marcas como Dior ou Saint Laurent, mas isso é uma em mil! as pessoas são bem educadas, são simpaticas e são atenciosas... não existe aquela ganancia e arrogancia do povo portugues que me mete nojo... que sai a noite para ver e ser visto (como o meu pai diz) envergando as roupas mais caras do mercado que os papás se esmifram para comprar só para agradar os filhos...
A educação à mesa em frança também é visivel. Em Portugal quantas vezes não vi gente da nossa idade que não sabe pegar nos talheres ou a comer de boca aberta?
O que me irrita é que isso começa muito cedo! As crianças hoje são mal educadas... Ainda há pouco vi um pai a almoçar massa com o filho (que devia ter pai 5 ou 6 anos), e ele dizia-lhe para ele chegar a cabeça para a frente e chupar os fios de massa... Obviamente que isso me deixou perpelexo, pois eu imaginei akele miudo com 30 anos a fazer isso num restaurante com os amigos... mas enfim! é a sociedade que temos...

A geração morangada é o espelho dos pais que existem em Portugal. Não há regras, estejam à vontade... se for preciso levantem-se a meio de uma aula e batam no professor, tranquilo, ele não vai fazer nada porque pode ser expulso da escola... isto é capaz de dizer tudo: carolina michaelis... nem comento...!

Quanto mais conheço do exterior mais acredito que estamos errados... Aqui toda a gente acha que nao temos que trabalhar... produzir? isso "a gente faz depois"...
E isso eu também critico nos meus amigos, de uma forma positiva sempre...
O próprio gonçalo já diz que ficar mais tempo do que o previsto na faculdade é uma coisa normal e até boa para fazer tudo como deve ser... desculpa lá mas eu não acredito, e acho que pessoas que pensem como tu não deviam utilizar as faculdades publicas... tal com o diogo referiu...

Mas isto eu não compreendo. Lá fora, os jovens estudam, trabalham e viajam. Eles são felizes e têm tempo para tudo. porque é que nós não podemos seguir os bons exemplos? porque é que nós queremos ficar na dependencia dos nossos pais para sempre? porque é que queremos nós queremos ficar na casa deles até eles morrerem para depois podermos dizer que temos uma casa? Como é que há jovens que desperdiçam oportunidades de trabalho para ir a um festival? Como é que é possível não haver senso nesta sociedade? como é que é possivel o gonçalo estar em casa e acordar todos os dias às 16 da tarde, nao estudar e fazer as cadeiras como deve ser, tambem nao trabalhar, e dizer que está "cansado de ser pobre" como se toda a gente lhe devesse e ninguem lhe pagasse... mas como o gonçalo há muitos, há até gente que quer gerir hoteis sem os conhecer por dentro, como uma vez ouvi um tipo do estoril dizer: "a faculdade tem a obrigaçao de me dar um trabalho como deve ser e nao um estágio na recepçao... porque eu estou aqui a estudar para ser gestor!" Lá está! tipico jovem do mundo portugues contemporaneo... ninguem tem que aprender nada... ninguem precisa de trablhar nem estudar, a malta ja sabe tudo, dêm um hotel a este gajo que ele é um granda boss! Acho que a frase dele nem merece resposta...

Resumindo, Nos nao estamos habituados a trablhar por 300 eur... por refeiçoes... ou de borla e na esperança de conseguir um diploma! o que nos queremos é acabar a faculdade, ter um diploma na mão, uma proposta de estágio com 3000 eur de salário, telefone, carro e casa para começar...e de preferencia em pólos urbanos fora do nosso pais...
Mas, meus amigos, no dia em que alguem começar mais abaixo desta elevada fasquia que a sociedade mesquinha e cínica promete aos jovens todos os dias, a ponte do Abril revolucionário libertador vai assistir a muitos suicídios...

Ou seja, os teóricos começam a existir em mais força que os práticos... e isso é mau para o desenvolvimento de qualquer sociedade... eu prefiro trabalhar quando posso para ganhar as minhas coisas e fazer o que eu quero quando posso.
Não me importo que gozem comigo por ser poupado ou por ser isto ou aquilo, mas pelo menos eu sei que este método não me tem dado problemas, portanto talvez seja um bom método... e eu vou segui-lo.

Ser prático, acreditem, não é mau... trás muitas ventagens e a nossa personalidade ganha com isso.
Numa ultima deixa, desafio todos a serem mais praticos!



Abraços ;)

Sem comentários: